domingo, 17 de janeiro de 2010

Viva a leitura!



   Durante o processo de leitura, procuro seguir um trajeto "solidário", comigo e com os leitores em geral. Adotar uma postura investigativa durante o "ler" faz com que eu tenha maior contato com as coisas do mundo, eu consigo perceber com maior clareza o que acontece no meio social. Além disso, observo o sentido, a forma das palavras que estão nas entrelinhas do texto, visualizando assim a interação palavra-texto.
   Pude perceber que a leitura é uma atividade mediadora do conhecimento por mim aprofundado e o conhecimento do mundo técnico, a leitura para mim passou a ser filtragem do meu conhecimento, sendo esse conhecimento partindo de textos complexos aos mais simples. Além disso, a leitura exercita outras partes, como a imaginação, o enriquecimento do meu vocabulário, preenchendo outros espaços mentais que são esquecidos com o acarretamento de informações por nós adquiridos no mundo atual. Com isso quero dizer que a leitura não é só para ser vista como meio de informação experencial, e nem sendo como um exercício cabal como acreditam outros, pelo contrário, eu entendo que a leitura é um meio para o conhecimento da linguagem e da cultura de cada pessoa, por isso a leitura muda o mundo tornando-o mais compreensivo e mais rico, com isso gera uma civilização melhor na sociedade moderna.
   Sinto assim que a leitura não é só um processo de conhecimento, quando nós lemos e gostamos do que nós estamos lendo, ficamos atentos observamos com o maior cuidado os personagens, os lugares e as culturas, ela se torna prazerosa, assim não importa se é um poema, um romance, uma aventura, esse processo de leitura enriquece a minha alma, e me leva a lugares que nunca imaginei ir, e vivo mais harmonicamente com a vida.
   Assim com todo esse conhecimento adquirido em várias formas de leituras que venho tendo, com a cultura que tento sugar de cada texto que eu leio, eu consigo a cada dia que passa compreender melhor o que cada autor tenta passar nos seus textos. Tenho a certeza que tenho várias dificuldades para compreender alguns textos, mas, com a busca do saber durante o “ler”, sei que posso cada vez mais captar várias formas de leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário